Setembro Amarelo – Mês Internacional de Prevenção ao Suicídio

Setembro Amarelo 2018

O movimento mundial Setembro Amarelo tem por objetivo estimular a prevenção do suicídio e conscientizar a população sobre a realidade de que é possível a prevenção em mais de 90% dos casos.

O suicídio já é considerado um problema de saúde pública e mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo, conforme descrito em “Movimento Mundial Setembro Amarelo estimula prevenção do suicídio”.

Esta triste realidade também ocorre na USP, conforme descrito em “USP tem 4 suicídios em 2 meses e cria escritório de saúde mental para alunos”.

A iniciativa inédita de criar um Escritório de Saúde Mental na USP tem o objetivo de oferecer uma ferramenta unificada de assistência psicológica para alunos. Andrés Eduardo Aguirre Antúnez, vice-diretor do Instituto de Psicologia e coordenador do programa, em entrevista à Folha de São Paulo, afirmou que todos os estudantes da universidade terão acesso ao atendimento, sendo necessário um primeiro contato que, eventualmente, poderá resultar numa reunião presencial.

Como parte da campanha Setembro Amarelo, uma série de atividades será promovida no Campus da USP São Carlos, com o objetivo de abordar temas referentes à promoção da saúde mental e a prevenção do suicídio no Campus, incentivando a busca por ajuda e sensibilizando quem está próximo.

Confira a programação que foi desenvolvida conjuntamente pela Prefeitura do Campus USP de São Carlos (Serviço Social, Centro Cultural e CEFER), Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Teatro da USP (TUSP), Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira (CAASO) e Sanca Social.

No site da Biblioteca da PUSP-SC estão elencados em USP E SAÚDE MENTAL as iniciativas similares, artigos e outros textos, além link para o Escritório de Saúde Mental.


Os ipês amarelos do jardim da Biblioteca da PUSP-SC florescem em setembro!