Exposição "A Terra vista a partir das sondas espaciais das Missões Garatéa-USP"

A Biblioteca da Prefeitura do Campus USP de São Carlos através do Projeto IntegrArt, apresenta a exposição A Terra vista a partir da sondas espaciais das Missões Garatéa-USP, que traz fotografias coloridas capturadas de um ângulo privilegiado pelas Missões Garatéa-USP. São imagens de um azul insigne, tendo como fundo o tom azul escuro do universo onde a única distorção que se percebe é a própria ondulação do planeta. O dia e a noite também tem um diferencial sem igual através das lentes da sonda.

A mostra conta com 15 fotografias coloridas e a estrutura de duas sondas lançadas em 2016, que ficarão expostas no período de 20 de março de 2017 a 28 de abril de 2017.

Os integrantes das Missões Garatéa-USP são alunos de graduação que realizam trabalhos extracurriculares na área de engenharia aeroespacial, com a coordenação do Professor Doutor Daniel Varela Magalhães, do Grupo da Mecatrônica do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos – EESC da Universidade de São Paulo – USP.

Com a proposta de desenvolver e difundir tecnologias aplicadas ao setor aeroespacial como resposta à baixa visibilidade desse setor no Brasil, as Missões Garatéa -USP buscam orientar os alunos a desenvolver um senso crítico com qualidades como a proatividade e trabalho em equipe.

A ideia de trabalhar na área espacial nasceu quando Lucas Fonseca, participante da Missão Rosetta da ESA (European Space Agency), formado em engenharia mecatrônica pela USP de São Carlos e mestre em engenharia de sistemas espaciais pela Supaero em Toulouse, apresentou em meados de 2013 a plataforma cubesat, uma classe de nanosatélites com a temática de exploração lunar e um grande desafio pela frente.

Mediante o interesse de alguns alunos dos cursos de engenharia da EESC/USP, foi criado um grupo que desenvolveu o primeiro trabalho denominado Zenith-USP. O objetivo inicial do grupo foi focar em uma formação básica na área espacial e discutir as tecnologias empregadas. Para tanto foram realizadas reuniões periódicas com o pesquisador Lucas Fonseca, que compartilhou um pouco de sua vivência de trabalho nas Agências Espaciais europeias. Foi desenvolvido um trabalho para encontrar missões e interessados em estabelecer parcerias com o grupo para a realização de projetos científicos.

Em meados de 2014, através de dois pesquisadores do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), foi formada uma parceria para a realização de um experimento em alta altitude, designando assim o projeto Zenith-USP para o desenvolvimento da plataforma de voo do experimento.

Um dos projetos em andamento das Missões Garatéa-USP é o desenvolvimento de plataforma para experimentos com colônias de bactérias em alta atmosfera. Este projeto surgiu devido ao interesse de dois astrobiólogos em estudar o comportamento de organismos em condições extremas para a vida. Dessa forma, o grupo encontrou uma oportunidade para desenvolver uma plataforma de experimentos.

Atualmente o grupo tem a responsabilidade de assegurar que o experimento seja controladamente exposto ao ambiente severo da estratosfera, a 32 km de altitude, lidando com condições extremas muito similares às encontradas em órbita. As sondas das Missões Garatéa-USP contam com três sensores de radiação ultravioleta e contadores de radiação ionizante, bem como sensores ordinários como barômetro, termômetro, acelerômetro e futuramente um magnetômetro a fim de registrar dados para o estudo da Anomalia Magnética do Atlântico Sul.

A parte estrutural das sondas das Missões Garatéa-USP é majoritariamente construída em impressora 3D, visando a otimização do peso da sonda, bem como redução do custo.

A ideia é que seja possível adquirir conhecimento no processo de desenvolvimento da plataforma e utilizá-lo para outros projetos espaciais. Devido ao fato dos custos envolvidos ao se trabalhar com cubesats serem bem elevados, o grupo optou por utilizar balões atmosféricos para os primeiros experimentos para atestar a funcionalidade dos sistemas.

Há o interesse em desenvolver uma plataforma multimissão em um cubesat, que depende apenas das particularidades das missões, mas que já tenha os sistemas básicos bem definidos e que atendam ao maior número de casos.

Local: Biblioteca da Prefeitura do Campus USP de São Carlos – Área 2.

Horário de visitação: das 8h00 às 18h00

Vídeo da Exposição “A Terra vista a partir das sondas espaciais das Missões Garatéa-USP”

[rev_slider Garatéa-USP]