Exposição "Percurso – Tudo até agora"

A Biblioteca da Prefeitura do Campus USP de São Carlos, através do Programa IntegrArt, apresenta a Exposição “Percurso, tudo até agora” composta de pinturas, ensaios, fotografias, técnicas mistas e poesias do artista Rafael Zafalon.

Tinta e papel
Sangue e suor
Corpo e alma
Ruído e silêncio
Não retrato paisagens
Tampouco cores cativantes
Excito-me nos desafios
Observo a tinta mordaz
Arrisco alguns traços
E confesso
Há mais dissabores
Amores e dissabores
Rubros traços
Suaves pinceladas
E talvez
Algo mais poético
E menos belo.

Anjo_Rafael
Rafael

Em tempos conturbados, onde as idiossincrasias dos homens se unem à inconsistência ética da sociedade, eis que surgem as “Reflexões”, que por essência e fundamento, caracterizam-se pelo reflexo do ser humano em um espelho, fazendo-o vislumbrar seus vazios e ruinas, omitidos pelas aparências encenadas. Ressaltando-se o primórdio, eis que surgem as “Descaradas”, figurativização aparentemente feminina da sociedade contemporânea, cujas faces, vazias na ausência de suas mascaras contrastam com a nudez e os traços que as complementam.

Por outro lado, os “Relógios” retratam a velocidade do tempo e a informação energética dos ponteiros em colisão com o plano, atravessando a barreira da matéria e expondo as cores que o compõem.

Em sua essência fundamental retrata na simplicidade dos mínimos traços e na estética monocromática o devaneio artístico dos sentimentos, instigando reflexão e possibilitando variadas interpretações de uma mesma obra, libertando à crítica os pensamentos e constatações dos olhos que as vislumbram.

As descaradas e os casais remetem ao Íntimo paradigma do amor em suas formas mais diferenciadas, as poucas cores e as expressões corporais sugerem enredo à coleção. “As descaradas são, em sua essência fundamental, o retrato utópico da sociedade contemporânea e seus impasses”.

Rafael

Pintor, desenhista e gravador, de família pouco envolvida com as artes plásticas, tem seu primeiro contato com a xilogravura em 2005, na Exposição do artista plástico J.Borges, na qual aprendeu as primeiras técnicas de gravação xilográfica.

Mais tarde, em 2012, durante sua estadia em São Paulo, visita o Museu de Arte de São Paulo, onde teve a oportunidade de apreciar os famosos painéis “Família de Retirantes” e “Menino Morto” do renomado artista plástico Candido Portinari, com o qual obteve grande avanço em sua percepção plástica da sociedade e suas relações.

Entre os anos de 2013 e 2014, atuando como “marchand” de uma desenhista iniciante, aprofunda seus estudos sobre Arte Moderna e Contemporânea sob o conhecimento e as orientações de André Monteiro, arquiteto e urbanista, e também diretor e curador da Galeria Klaxon. A partir de 2014 inicia suas criações, originando seu acervo atual.

Período: 25 de setembro de 2017 a 28 de outubro de 2017.

Local: Biblioteca da Prefeitura do Campus USP de São Carlos – Área 2.
Av. João Dagnone, 1100 – Jardim Santa Angelina, CEP: 13563-120 – São Carlos – SP
Telefone: (16) 3373-8316

Horário de visitação: das 8h00 às 18h00.

As poesias que compõem esta Exposição estão disponíveis em Rafael Zafalon-Sonetos e referências.

Conheça o Acervo virtual também exibido na apresentação abaixo.